quarta-feira, 6 de maio de 2009

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DISCUTIU O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO PÚBLICO

Evento que teve a parceria das secretarias de educação reuniu 8 mil professores no Ginásio do Ibirapuera.

A Fundação Santillana, com o patrocínio da editora Moderna e parceria das Secretarias Municipal e Estadual de Educação de São Paulo, da UNESCO e da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI), realizou no dia 29 de abril, em São Paulo, o VII Congresso Internacional de Educação, que reuniu 8 mil professores da rede pública de ensino no Ginásio do Ibirapuera para discutir o tema: “Educação no Contexto Múltiplas Linguagens”, que teve como principal proposta refletir sobre a competência comunicativa e o uso de diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizado.

Entre os palestrantes convidados destacaram-se o premiado autor de novelas Walcyr Carrasco, e a blogueira, publicitária e apresentadora de TV, Rosana Hermann. Carrasco conduziu a platéia numa reflexão sobre importância da leitura de peças de teatro em sala de aula. “Eu vivi desde o ensino fundamental a experiência do teatro, o que possibilitou me aprofundar no entendimento das relações humanas”, contou. Já Rosana, incentivou os professores a fazer uso do Blogs como ferramenta estratégica de ensino. “É possível revolucionar a educação neste país através dos recursos que a internet disponibiliza atualmente”, afirmou.

Outro ilustre participante foi o grafiteiro e artista plástico José Augusto Amaro Capela, o Zezão, famoso por seus trabalhos nos subterrâneos da cidade, que narrou sua experiência como arte-educador. “Uso o grafite para mandar uma mensagem positiva, principalmente para a meninada de rua.” disse.

Professores das principais universidades públicas e federais, escritores e educadores também presentes no evento, apresentaram idéias e projetos pedagógicos. Generosa Monteiro Ferraz, que é Técnica em Educação Especial do CAPE – Centro de Apoio Pedagógico Especializado da Secretaria Municipal e Estadual de Educação de São Paulo, anunciou pela primeira vez o curso à distância de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que visa capacitar professores com alunos deficientes auditivos.

Conheça a Editora Moderna

Conheça a Fundação Santillana

Nenhum comentário:

Postar um comentário